23.3.10

2 - Visitando o prédio.

antiga fachada do Museu Mineiro - 1910
----------------------------------------




Por Patrimônio Cultural entendem-se monumentos, grupos de edifícios e sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Um prédio antigo mostra que a cidade não nasceu naquele dia e que a cidade tem uma história. Inicialmente construído para ser a casa do Ministro da Agricultura, o prédio passou a ocupar o Senado Mineiro, a Pagadoria do Estado e atualmente o Museu Mineiro.




Sofrendo muitas modificações para readaptar-se a cada nova função que lhe era destinada, descobriu- se, em suas salas, pinturas originais decorativas por trás de diversas camadas de tinta. Submetidas a um delicado trabalho de restauro, estas salas foram observadas por nossos visitantes sobre a orientação da restauradora Cecília Drumond.




“... Osiel Marcos Alves, de 41 anos, um pedreiro de olhares e dedos curiosos. E, mesmo sendo estreante em visitas do tipo, ao admirar o teto de uma das galerias, todo emoldurado, com pinturas do século XVIII, topou o desafio de fazer uma obra como aquela: - Isso é mole para nós, ajudei a fazer um desses em fachada de prédio , revela”.
(Flávia Ayer- Estado de minas 12/03/2010).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

.